Melhores aplicativos

Quais são os melhores aplicativos para ensinar e aprender? A Associação Americana de Bibliotecários Escolares (AASL) publicou uma lista com os 25 destaques de 2018. Entre as selecionadas, estão ferramentas que promovem inovação, criatividade, participação e colaboração na educação.

Clips 
Plataforma: iOS
O aplicativo transforma o iPhone em um estúdio de produção de vídeos, com ferramentas para incluir legendas, adesivos, filtros e músicas.

Fairytale Play Theater
Plataformas: iOS e Android
Com essa ferramenta, crianças podem criar suas próprias versões de contos de fada clássicos, como “Branca de Neve”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Os Três Porquinhos” e “Cinderela”. Para isso, elas podem selecionar cenas, trilhas sonoras, personagens e adereços.

Engaging Congress
Plataformas: iOS e Android
O jogo usa documentos, animações e outros recursos multimídia para que estudantes do ensino fundamental entendam princípios básicos de um governo representativo e os desafios que eles enfrentam na sociedade atual.

Google Spotlight Stories 
Plataformas: iOS e Android
Voltado para dispositivos móveis ou equipamentos com a tecnologia de realidade virtual, o Google Spotlight oferece narrativas imersivas em 360 graus que podem ser baixadas para facilitar o acesso.

Google Tradutor
Plataformas: iOS e Android
Outra ferramenta que ganhou destaque foi o Google Tradutor, que além dos recursos tradicionais para traduzir textos, permite fotografar placas em outros idiomas, ler ou ouvir traduções com o uso do microfone.

GooseChase 
Plataformas: iOS e Android
O aplicativo permite criar atividades de aprendizagem divertidas, seguindo o formato de uma caça ao tesouro. Com a ferramenta, os educadores podem adicionar listas de missões e enviar pistas aos alunos.

Hopscotch
Plataforma: iOS
Com interface colorida e muitos tutoriais, o aplicativo permite que crianças (e adultos) criem seus próprios jogos. Tudo isso enquanto aprendem fundamentos de programação.

Human Anatomy Atlas
Plataformas: iOS e Android
Direcionado aos profissionais da saúde, professores e alunos, o aplicativo cria um laboratório 3D em qualquer lugar. No atlas é possível selecionar tecidos e órgãos, sistemas, músculos e ossos, além de acessar um banco de perguntas em sete idiomas (ainda não existe versão em português).

O que achou deste site ? Deixe o seu comentário